terça-feira, 21 de julho de 2009

Itatiaia, 18 e 19/07

Toda essa aventura começou com uma conversa entre eu e o Júnior, estávamos decidindo pra onde ir o que fazer nas férias. A ideia inicial era fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis mas infelizmente, após ler alguns relatos percebemos que não tinhamos como ir sem um guia, e como o nosso "guia" teve um problema se saúde, abortamos a ideia. A segunda ideia era o Pico da Bandeira, mas logo desistimos também pois eu já hávia estado lá em 2008, enfim, nos viramos para a bela Itatiaia, era mais fácil pro Júnior que vinha de São Paulo e o grupo daqui que vinha de Juiz de Fora.
Após fazer várias pesquisas sobre o local, onde ir, o que levar, temperatura média anual entre varias outras coisas, decidimos de vez partir para a aventura.
Saímos de Juiz de Fora com um certo atraso no dia 18/07, exatamente as 03:30 da madrugada estávamos indo rumo a Itatiaia, eu, Rogério, Flavia, Juliana e Andréa, todos no mesmo carro. O caminho escolhido foi por Caxambu, entramos então na BR-267. Muito nevoeiro marcou toda nossa viagem pela madrugada, a sorte foi que a BR se encontra num otimo estado de conservação, não tivemos assim problemas com a estrada. Quando chegamos em Caxambu, procuramos a BR-354 que nos levaria a Itamonte, cidade mineira próxima a entrada do parque, e lá fomos nós. Realizamos duas paradas, uma era aquele cafézinho que iria nos esquentar do frio que fazia no momento e outra para comprar mantimentos. Enfim, após chegar a Garganta do Registro e percorrer exatos 12 Km de estrada de terra e pedras soltas chegamos à Pousada Alsene, conversamos com Cláudio, proprietario do estabelecimento, e finalmente montamos a barraca.Alguns minutos depois o 6º integrante da equipe chega e finalmente partimos em direção ao Parque.
Nossa decisão era ir naquele dia até às Prateleiras, e após passar na portaria do parque e regularizar nossa entrada (R$12,00 por pessoa e assinar um registro de entrada), fomos em direção a bela montanha. Não demorou, andamos uma hora e meia e avistamos ao fundo as Prateleiras.


Trilha fácil, aberta e bem marcada nos levou até a base do pico, local onde tiramos muitas fotos e dividimos o espaço com muita gente. Perdemos muito tempo na base, e por volta de 14:20 resolvemos ir ao cume. Partimos todos em direção a este e ao longo do caminho fomos deixando alguns integrantes do grupo, a subida não era fácil, uns lances de pedras meio longe umas das outras que tínhamos que pular para passar, chaminés, entalamentos (algumas técnicas de escalada), fácil porém meio sombrio, pois qualquer erro nos levava a fendas muito profundas. Após alguns minutos de subida chegamos ao trecho onde teríamos que usar uma corda para subir, optei por aproveitar uma corda que estava colocada no primeiro lance eu prendi a mesma na mochila e fui em frente, um lance bem fácil por sinal, mas com certa exposição. Lá estávamos, eu e Junim no cume das Prateleiras, primeiro objetivo vencido.

A decida foi bem atípica e coberta de aventuras. No inicio era só nevoeiro, o tempo virou e fechou tudo, mas até aí tudo bem, era só ter certo cuidado. Porém quando acabamos de vencer o lance das pedras e entramos na trilha, uma inesperada e carrasca chuva nos pegou. Percorremos a trilha quase toda debaixo daquela agua muito gelada, tremíamos muito e de quebra ainda lutávamos contra o tempo para sair do parque e não ter que pagar multa, enfim, conseguimos após 1:29 de caminhada e corrida na trilha.
O único sentimento naquele congelante momento era chegar no camping e tomar um banho hiper quente, e foi o que aconteceu, quando chegamos no Alsene fomos direto para o chuveiro e para nossa sorte tomamos um otimo banho quente. A noite havia começado e todos esperávamos um frio tenebroso, porém ele não veio, fizemos amizade com uma galera de Cruzeiro que estava lá e a conversa rendeu, nos alimentamos, tomamos um delicioso choconhaque e fomos dormir. A madrugada esfriou e todos sentiram muito frio dentro de suas barracas, menos eu que estava hiper previnido dentro de um saco de dormir do qual só saí de manhã.No outro dia vinha a duvida: o que fazer hoje? o projeto era Agulhas Negras, porém com toda a chuva que havia caído de madrugada, ficamos sabendo que a trilha estava toda molhada, escorregadía e perigosa. Enfim, não era uma boa ir pra lá. Decidimos então ir ao Morro do Couto, segundo ponto mais alto do parque e de facílimo acesso. Fomos então por uma trilhazinha a esquerda da portaria, não demorou e avistamos o objetivo: imponente, ele estava la a nos esperar com belíssimas paisagens. Chegamos ao topo, nos agasalhamos e comemos um pouco, tiramos otimas fotos e sem muita demora retornamos ao camping para nosso amigo Júnior ganhar uma carona para sua cidade. O retorno foi bem rapido também e logo estavamos no Alsene, comemos, arrumamos tudo e pegamos novamente a estrada de volta pra casa sonhando com a próxima aventura.

2 comentários:

  1. Qnd vc toma uma iniciativa seja ela qual for, o seu mundo parece q se transforma. Você se sente mais confiante pra fazer algo que antes não tinha coragem. Novas possibilidades se abrem e, de repente, aquele lugar que vc smpre quis ir, já n fik mais tao longe. Então a vida fik mais clara, ganha mais sentido. E descobrir, agora é uma palavras constante no seu dia a dia. Descobre q cuidar de si, é a melhor forma de cuidar de quem vc ama. Descobre tb, q se dar valor é, antes de td, dar valor à vida. De repente, você olha para trás e nem acredita que conseguiu realizar tanta coisa. Então descobre o melhor de td, realizar seus sonhos, n começa por coisas complicadas, n começa pelos outros. começa por um ponto. um ponto dentro de vc! espero ter passado o pensamento! bejao xuxu

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo belo passeio no Pico das Agulhas Negras.
    Sempre sonhei em escalar este pico mas faltou oportunidade.
    Nas raras vezes que tentei o clima não ajudou. Mas não desisto fácil assim.
    Um dia eu chego lá!
    Ou melhor:
    Chegamos lá!
    Grande abraço e boas trilhas!!!!!!!!

    ResponderExcluir